Obey vs. Associated Press

O meu amigo Shepard Fairey, criador do Obey The Giant (o sticker que virou marca de roupa fyna), está sendo processado pela Associated Press.

Shepard é o responsável pela imagem que pode ser considerada um ícone. HOPE é a imagem mais popular do novo presidente americano Barack Obama.

http://davideubank.files.wordpress.com/2009/01/25kennedy_xlarge1.jpg

 

Só que a Associated Press disse que o artista teria infringido leis de Copyright (ou seja, pisou no calo de alguém que ia ganhar muita bufunfa com o poster). Fairey ainda tentou dar o gato e disse que era outra imagem, mas voltou atrás e assumiu que usou uma imagem licenciada pela AP.

Agora Fairey se defende do processo alegando “Fair Use” uma das brechas dúbias nas leis de direito autoral. Ele diz que transformou a imagem com objetivos artísticos, e não com fins comerciais. Eem uma das respostas à Associeted Press, Fairey anexou algumas fotografias utilizadas pela AP que mostravam obras de Fairey e de outros artistas.

Espero que não dê em nada esse processo. Ou, no máximo, que a AP peça desculpas pelo incômodo. O cara já falou de quem é a foto. Pra ele usar a foto e transformá-la em um ícone histórico é por que a foto era boa. Na moral. Quem poderia falar alguma coisa é o fotógrafo, mas parece que o cara não ficou sentido de ver sua foto estampando camisetas pelo mundo todo.

Para mais detalhes, vê no site do próprio Shepard Fairey. Ou nesse PDF da defesa dele.

Denho dito,
Rafael Takano
Attorney

 

PS: paunocudocopyright

Anúncios

Deixe um comentário

Nenhum comentário ainda.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s